Edição atual

v. 1 n. 01 (2017): Revista Espaço Transdisciplinar

Esta revista objetiva desmistificar a cultura do pensamento fragmentado e compartimentalizado, sem nenhuma conexão com a dialeticidade e a dimensão holística, que persiste na noção de formação de algumas instituições de ensino superior. Ela quer propiciar aos professores pesquisadores uma visão de construção do conhecimento científico de forma transdisciplinar.

Publicado: 2017-03-25

Editorial

Ciências da Saúde

Ciências das Engenharias

##journal.viewAllIssues##

OBJETIVOS:

É uma publicação semestral online, que busca problematizar,  dialogar e trocar  reflexões sobre temáticas  atuais, priorizando debates transdisciplinares, privilegiando artigos que abordem as problemáticas significativas e relevantes dos vários cursos da Faculdade Novo Milênio em Vila Velha, Espírito Santo.

TRANSDISCIPLINARIDADE: -

É um conceito amplo e complexo. O prefixo trans quer dizer aquilo que está entre, através e além. Nesse sentido, uma pesquisa transdisciplinar não se restringe nem à simples reunião das disciplinas nem à possibilidade de haver diálogo entre duas ou mais disciplinas, pois ultrapassa sua dimensão. Faz com que o tema pesquisado passe pelas disciplinas, porém sem ter como objetivo final o conhecimento específico dessa mesma disciplina ou a preocupação de delimitar o que é o seu objeto ou o que é de outra área inter-relacionada ( EduardoMoscon).

A transdiciplinaridade instrumentaliza o diálogo entre as ciências humanas e naturais e outros campos epistemológicos.